Blog

#Novidade

AMP: desempenho, engajamento e velocidade

Sempre buscando o melhor atendimento aos nossos clientes, estamos sempre monitorando o que o mercado indica como novas tendências a fim de que possamos manter nossos produtos e serviços atualizados e gerando valor.

Grande parte dessa vigilância está voltada ao Google como mecanismo de busca. Hoje sabemos que é essencial a presença e posicionamento nas buscas. Logo, muito do nosso esforço de desenvolvimento é voltado, além das boas práticas, a obedecer as regras de desenvolvimento que o Google exige.

Isso já garante um bom rankeamento e avaliações positivas. Mas, o Google entendeu que é necessário inovar, assim como dar novos passos em busca de uma internet mais organizada, assertiva e rápida. Assim ele apresentou nos últimos meses o “Projeto AMP”.

AMP, Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis). O projeto é uma iniciativa em código aberto onde grandes editores de conteúdo e empresas de tecnologia se juntam com o objetivo de melhorar toda a gama de conteúdo para dispositivos móveis.

A nova ferramenta do Google irá otimizar páginas de site para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas por dispositivos móveis.

As páginas AMP priorizam a velocidade de carregamento da página

Porque usar AMP?

Sempre que você imaginar necessidade de engajamento, aumentar acessos e melhorar posicionamento nas pesquisas, você deve considerar utilizar a tecnologia AMP para alavancar essas variáveis.

Além disso, um site lento hoje já está recebendo uma marcação de alerta devido a esse problema, logo, causa o efeito contrário, piorando completamente a sua presença no mundo digital.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, uma página que demora até 10 segundos para carregar tem um aumento na taxa de rejeição de até 123%.

Devo usar o AMP em todo site ou só em algumas partes?

O AMP pode ser segmentado! Você não precisa necessariamente recriar o seu site inteiro utilizando a tecnologia.

As páginas AMP se tornam uma segunda versão da página, possuindo o mesmo conteúdo da versão original, sendo identificada geralmente com um “/amp” no final do link,.

Sendo assim você pode priorizar as páginas do seu website que você acredita serem mais importantes para um acesso rápido do usuário. Um exemplo são páginas de notícias, ofertas de produtos, landing pages.

Qual a maior vantagem do AMP?

O AMP fornece melhor desempenho e engajamento uma vez que as páginas e os anúncios publicados em formato AMP são carregados quase instantâneamente. Com isso os usuários tem uma experiência integrada e mais interessante em dispositivos móveis e computadores.

Ou seja, o ele melhora a experiência do cliente com o seu conteúdo. Velocidade no acesso causa uma sensação de fluidez que aciona gatilhos positivos no cérebro das pessoas. E esse é um grande aliado no engajamento destes com o seu site.

Mas como eu sei se algo está utilizando AMP?

O próprio Google se encarrega de mostrar, logo no resultado das buscas, quando uma referência está adaptada ao AMP. Na imagem abaixo, essa marcação aparece destacada!

 

O Facebook também já tem a sua maneira de indicar quando um link está desenvolvido dentro da tecnologia AMP. Veja na imagem abaixo a marcação do amp, onde foi destacado.

E quanto custa toda essa adaptação?

É importante frisar aqui que o AMP não precisa, necessariamente, ser aplicado em todo um projeto. Ele pode apenas estar presente em partes essenciais com conteúdo relevante.

O ideal ainda é possuir um website programado em boas práticas de internet e escolher apenas páginas específicas para serem escritas em AMP. Isso otimiza os custos de desenvolvimento e não onera tanto o projeto.

Lembrando que o AMP pode ser aplicado desde um site totalmente novo, como um que já esteja em uso. Isso devido ao AMP não substituir as páginas e sim, ser uma segunda versão da página a qual é identificada pelo navegador (e pelo Google) como sendo em AMP.

Quais os desafios a se enfrentar em uma adaptação ao AMP?

Pois é, o AMP por enquanto não fornece dados de acessos para relatórios de performance. Apesar de vender aumento na taxa de acessos e conversões, isso ainda não é possível de ser medido com as ferramentas atuais.

Porém, o Google está trabalhando e certamente irá fornecer uma solução para esse “percalço” em pouco tempo.

A Ilex me ajuda com isso?

Com certeza, a equipe da Ilex está sempre atenta a esses novos padrões e buscamos sempre avaliar com cautela caso a caso para que nossos clientes não precisem gastar mais do que o necessário em busca de melhores resultados.

Contate a gente para que possamos fazer uma avaliação do ser website e tentar direcionar o trabalho nas áreas às quais você pode ter maior retorno.

Oferecemos a solução sob medida para fazer o seu negócio decolar.

Quero uma solução personalizada

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Preferências de Cookies

Personalize abaixo quais cookies você deseja permitir, lembrando que você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Os cookies são utilizados para otimizar e personalizar a sua experiência em nosso site.