Análise da concorrência: torne-se um verdadeiro estrategista do mundo digital
Conhecer, entender e acompanhar o que seus concorrentes fazem é extremamente essencial para elaborar uma boa estratégia dentro da sua empresa.
Não é sobre copiar o que seu concorrente faz, mas sim extrair o máximo de informação possível que existe na sua área de mercado.
Quem é a sua concorrência?
Ao ler esse título alguns nomes já vão surgindo em sua mente, mas vai um pouco mais além disso.
As empresas que vendem o mesmo produto ou serviço que o seu também são concorrentes na criação de conteúdo, já que atendem pessoas com necessidades similares às dos seus clientes.
Mas para elaborar a sua estratégia de conteúdo você deve saber que também são seus concorrentes empresas que criam conteúdo direcionado ao mesmo público-alvo que o seu, mesmo vendendo produtos e serviços diferentes
Faça uma pesquisa no Google pelos principais termos relevantes para seus clientes e veja quais empresas se destacam, essa é uma boa forma de começar a identificar seus concorrentes de conteúdo.
O SEMrush é uma ferramenta que vai ajudar muito nessa hora, ela é paga porém fornece diversas informações valiosas. Ele vai apresentar os principais concorrentes que concorrem pelas palavras-chave que você ranqueia.
Registrar a estratégia de conteúdo
Nesse próximo passo você vai registrar as estratégias de conteúdo dos seus concorrentes. O tempo desse processo é variável, dependendo do quanto seus concorrentes investem para produzir seus conteúdos.
Você pode fazer essa análise por meio de uma planilha onde vai registrar todos os dados a respeito de canais, tipos de conteúdo, frequência de postagem, tópicos abordados e quantidade de conteúdos.
Canais: Analise em quais canais seu concorrente publica conteúdos.
Descubra onde ele posta seus materiais mais valiosos, se é em seu site, em um blog, se ele faz vídeos promovendo seus produtos e os posta no Youtube ou em uma fanpage no Facebook, se ele produz algum tipo de conteúdo exclusivo para uma rede social específica ou qualquer outro canal de comunicação que ele use para publicar seus materiais.
Tipo de conteúdo: Explore toda a produção de conteúdo do seu concorrente e veja em qual canal cada tipo de conteúdo é publicado.
Cada conteúdo tem seu próprio objetivo estratégico, então procure entender quais desses conteúdos seu concorrente investe mais na criação, isso vai mostrar mais a respeito da estratégia de marketing dele.
Quantidade de conteúdo e frequência de postagem: Verifique quantos conteúdos seu concorrente tem em cada canal e com qual frequência que ele publica novos. Monitore suas redes sociais e se possível seu newsletters, dessa forma você verá como o seu concorrente está direcionando seus esforços.
Tópicos: Procure entender quais os tópicos que seu concorrente aborda nos conteúdos que ele produz, selecione os temas mais abrangentes e aos poucos va dividindo-os em categorias menores e mais específicas. Geralmente as empresas buscam focar seu conteúdo em tópicos que sejam o ponto forte do seu produto ou serviço.
Programas como o SEMrush são úteis nesse momento para analizar quais são as palavras-chave que seu concorrente ranqueia permitindo assim identificar quais tópicos são mais abordados.
Você pode organizar as palavras-chave de acordo com as posições do seu concorrente nos volumes de busca, tendências entre outros, que vai permitir você saber mais a respeito dos tópicos abordados e da qualidade dos conteúdos.
Analise a qualidade dos conteúdos
Chegamos ao passo final de toda a nossa análise que é: analisar a qualidade dos conteúdos da concorrência e enquadrá-los em uma escala de qualidade.
Não existe uma fórmula exata para se criar um conteúdo de qualidade, mas é como se fosse a união entre um direcionamento estratégico e focado em atender bem o público alvo a como o Google vai ler o seu texto e uma boa escrita e produção visual organizada e adequada a seu público.
Qualidade não vem de tamanho, mas de quão bem atende os requisitos mencionados.
Busque o ranqueamento dos conteúdos do seu concorrente e veja o que o leva ou não a aparecer entre os melhores resultados de palavras-chaves importantes para o seu negócio.
Leve em consideração também como está o desempenho desses conteúdos nas redes sociais, se estão com um bom engajamento e se está tendo um bom feedback do público.
Aqui você aprendeu algo muito importante para criar sua própria estratégia de marketing no mundo digital. Utilize desse método de análise para entender com maestria como o seu concorrente pensa e como você pode criar conteúdos impactantes e de grande valor utilizando essa estratégia.
Até o próximo artigo!