As formas mais eficazes de divulgar a sua empresa no Google
Mesmo com um website próprio e veiculações nas mídias sociais, sua marca ainda precisa aparecer na primeira página do maior buscador do mundo, o Google. Estar presente entre os primeiros resultados traz muita credibilidade à marca. Em torno de 94% das pessoas que pesquisam na internet não vão até a segunda página do buscador do Google. Sabendo disso, o próprio Google disponibiliza ferramentas que ajudam muito nesse processo, sendo o Google Ads e o Google My Business as principais.
Google Ads
Esta ferramenta permite que você crie anúncios de busca, remarketing ou display. Com ela você utiliza uma verba definida por você e que será cobrada conforme seus anúncios forem clicados pelos usuários. Para criar um anúncio, é importante definir quais são as palavras-chave mais importantes que fazem referência ao seu produto/serviço.
Procure escolher palavras que tenham a ver com seu negócio, mas saia um pouco da caixa. Pense em como o cliente buscaria por essas palavras no Google. Uma vez que você tenha necessidade, poderá aumentar ou diminuir a verba utilizada, impactando - obviamente - a quantidade de cliques e prováveis conversões.
Google My Business
O Google My Business apresenta em destaque diversas informações sobre sua empresa assim que o cliente pesquisa por ela. Além de informações básicas como telefone e endereço, a ferramenta também mostra como chegar até sua empresa (dando a localização exata pelo Google Maps), permite que você faça upload de fotos para que o cliente conheça o ambiente do seu negócio e faça algumas publicações. É importante munir o Google My Business de informações boas e fidedignas pois isso facilitará com que se façam os links necessários e mostre dados relevantes aos seus clientes.
Através da ferramenta o público pode fazer avaliações sobre os lugares que visitaram, sobre empresas que lhe prestaram algum serviço ou profissionais liberais. Pode-se atribuir uma nota de 1 à 5 além de deixar comentários (que devem sempre ser respondidos pela empresa).