Como funciona o Google Ads?
Com tantos lugares para anunciar na internet, muitos clientes ainda têm dúvidas sobre quais são as vantagens de utilizar o Google Ads e se vale a pena anunciar com ele.
Nossa resposta é sempre a mesma: sim! Você só precisa da campanha certa para o seu negócio!
Como funciona o Google Ads?
O sistema de distribuição de anúncios do Google Ads é feito através de um leilão. Quem pagar mais pelo clique irá aparecer mais ou, no caso das buscas, por primeiro ou em uma boa posição. Não investir em Google Ads, porém, não significa que você nunca irá aparecer, só irá aparecer menos vezes ou em posições inferiores.
Os anúncios são divididos em 4 formatos principais e cada um deles se aplica a uma necessidade diferente. Eles possuem formatos diferentes e exigem um investimento também diferenciado, tanto em verba para publicidade (verba que vai para o Google) como em custo para produção dos materiais e campanhas. São eles:
Ads para Busca
Esta categoria coloca em evidência sua landing page nos resultados das buscas que os usuários fazem por palavras-chave relacionadas ao seu segmento. Você estará atingindo diretamente os usuários que já possuem algum interesse em seus produtos/serviços e estão procurando por empresas que possam atendê-lo e ajudá-lo com a sua necessidade.
Aqui você estará competindo diretamente com diversos outros concorrentes e irá aparecer primeiro na lista aquele que pagar mais pelo clique (CPC - Custo por Clique) de um usuário.
Ads em Display
Com os anúncios de Display você estará captando usuários que estão navegando pela internet e nem sempre estão procurando naquele momento pelo que você está oferecendo. Nesta categoria você irá "criar a necessidade" e apresentar anúncios que o façam questionar e despertar o interesse no seu produto/serviço.
Os anúncios de Display são mostrados em diversos sites parceiros do Google pela internet. Estes websites instalam o que chamamos de Google AdSense, onde são exibidos anúncios do Ads. Caso alguém clique, ao website será pago uma porcentagem de comissão do CPC do anúncio. Por este motivo muitas pessoas inserem os anúncios do AdSense em blogs e outros formatos de sites informativos como forma de captação de recursos.
Ads em Display com Remarketing
Este modelo de anúncios segue os mesmos parâmetros do modelo citado acima, com a diferença que aqui os anúncios irão "seguir" o usuário. Quando o usuário visita o seu website, uma TAG será ativada em seu navegador que fará com que o Ads saiba exatamente qual é o usuário que está entrando em um website, e desta forma poderá mostrar anúncios personalizados para ele (no caso, o seu anúncio).
Aqui podemos atingir um usuário que já demonstrou interesse pelo seu produto, então iremos constantemente mostrar anúncios relevantes aos produtos/serviços que ele visualizou para tentar convencê-lo a tomar uma decisão de compra. Também, ao ativar a TAG de Remarketing, o Ads dará preferência aos seus anúncios ao invés dos anúncios da concorrência.
Ads para Youtube
E por fim existem os anúncios que são exibidos dentro do YouTube. São vídeos de diversos formatos e extensões de tempo. Podem ser exibidos antes de um outro vídeo ou anunciados nas listas de vídeos de uma busca, ou na lateral nos "vídeos sugeridos".
Aqui você tem a oportunidade de mostrar com detalhes o seu produto/serviço ou apenas lançar uma campanha de 6 segundos com uma promoção rápida para chamar a atenção do usuário.
Este canal do Ads é mais dinâmico que os outros, permitindo você a criar comerciais para interagir mais espontaneamente com os usuários, com o intuito de criar desejos e necessidades ou oferecer soluções.
E quanto custa tudo isso?
Para cada verba investida, pode-se esperar um resultado diferente. Sempre sugerimos aos clientes começarem com um valor que caiba em seu planejamento financeiro para depois avaliar os resultados no primeiro e segundo mês. Desta forma, conseguimos saber se devemos aumentar esta verba ou trabalhar a campanha de outra forma para atingir um público diferente.
As campanhas devem ser revisadas e acompanhadas mensalmente, pois diversos ajustes são necessários no decorrer do tempo, visto que o cenário está em constante mudança.
Como posso saber quais resultados terei?
Como o Ads é trabalhado no formato CPC (Custo por Clique), podemos fazer uma estimativa de resultados com a verba sugerida. Por exemplo: caso o CPC médio no seu segmento de mercado seja de R$1,50, significa que com R$600,00 você irá trazer uma média de 400 visitantes adicionais para o seu website. Lembre-se: antes da campanha estar funcionando, só podemos fornecer estimativas.
O CPC médio para uma campanha de Ads depende de diversos fatores (área de atuação da sua empresa, segmentação de local das campanhas, concorrência) e só temos como apresentar isso para você após uma extensa pesquisa e uma pré-montagem de campanha.
Finalizando
Não se esqueça também que as campanhas devem levar o usuário diretamente a uma página que fale sobre o assunto que ele está pesquisando. Por este motivo também é importante investir em uma boa landing page. Além de uma boa página na internet, você também deve passar um treinamento para seus vendedores (caso não seja um eCommerce B2C), pois o trabalho destas campanhas e o nosso papel é levar clientes até você. Após isto acontecer, o cliente está em suas mãos.
Este é o trabalho da Ilex, fornecer a consultoria para: montar as campanhas, realizar as pesquisas necessárias, revisá-las mensalmente e apresentar os resultados em formato de relatório.