Conversão de Leads: saiba como e o que deve ser feito
Você acaba de ser abordado por um novo lead e quer convertê-lo em um novo cliente, um processo que é vital para a força de venda da sua empresa no meio digital. Acompanhe esse artigo e entenda a melhor forma de converter um novo lead:
Captar informações é muito mais importante do que atirar soluções para todo lado.
Você precisa ser bem aberto e comunicativo, permitindo que o lead fale qual é a necessidade dele e em que área ele precisa aplicá-la. Permita que o lead explique e exponha tudo que tem em mente.
Se comunique da forma mais compreensível possível, evite termos muito técnicos que dificultem o entendimento de quem está do outro lado. Caso seja necessário o uso de termos mais complexos, procure esclarecê-los sempre que possível. Não desvalorize ou diminua as ideias do lead, ele precisa ser compreendido e não corrigido. Mesmo que o lead não apresente nenhum conhecimento sobre o assunto, ao invés de mostrar que ele não sabe nada, guie ele durante a conversa para que o mesmo perceba onde estão seus equívocos e qual a maneira certa de lidar com as necessidades que apresentou.
Caso o lead se apresente grosseiro, não responda da mesma forma, seja respeitoso e profissional durante toda a conversa, ele pode acabar mudando de ideia e procurando você novamente.
Se o lead precisar de um tempo para pensar a respeito, dê a ele esse tempo, é melhor trabalhar com alguém que avaliou calmamente a situação e tomou uma decisão de forma consciente do que fechar um negócio às pressas e de qualquer jeito.
Lembre-se, o seu foco principal é ajudar o lead com a necessidade dele. Entenda bem o que ele precisa e desenvolva a melhor solução para aquele problema. Ajude-o a compreender o porque a sua solução é a melhor possível, sempre se comunicando de forma clara, amigável e profissional. Mostrando, assim, que ele contatou o fornecedor certo para o seu problema.