Gatilhos mentais: o poder da persuasão
Gatilhos mentais, no marketing, são usados para despertar algum tipo de sensação no consumidor, algo que atinja diretamente o subconsciente da pessoa e a faça tomar, persuasivamente, uma decisão. Não confunda persuadir com enganar, algumas empresas extrapolam os limites dos gatilhos mentais e acabam fazendo promessas que não irão cumprir. A ideia é proporcionar uma experiência positiva ao consumidor.
Estimulando Sensações:
Vamos usar de exemplo a sensação de exclusividade, o ser humano gosta de se sentir especial, se sentir único! Vamos supor que você receba uma newsletter com uma promoção de algum item que você gosta e essa promoção diz ser exclusiva para você. Mesmo que obviamente não seja a única pessoa no mundo que tenha recebido isso, já que existem gostos em comum, de certa forma isso acaba criando uma afinidade. Existe o sentimento que aquela loja notou você, ela sabe do que você gosta, fez uma promoção daquilo que você gosta e ainda lhe avisou sobre isso.
Gatilho da Escassez
Outro exemplo é o famoso “somente hoje”, quem nunca se deparou com alguma promoção que era válida apenas naquele dia específico e pensou “a, isso é mentira, semana que vem vão estar de novo falando que é apenas hoje”, mas a partir do momento que o item anunciado é algo do seu interesse o pensamento se torna “e se for só hoje mesmo?”. Quando se trata de algo do nosso interesse acabamos por criar uma sensação de necessidade momentânea e acabamos por não deixar a oportunidade passar.
Gatilhos mentais podem ser usados de inúmeras maneiras na internet, analise seu público e crie sua própria estratégia, lembrando que, os gatilhos são usados para construir uma experiência com o cliente, você não está aí para enganar os outros.