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Landing Page: uma maneira prática de obter excelentes resultados

O que são landing pages?

Muito utilizadas no marketing digital, as landing pages são páginas que possuem elementos voltados a converter os visitantes em leads, ou seja, em potenciais consumidores dos seus produtos e serviços.

A tradução literal do termo “landing page“ é “página de aterrissagem“ ou “página de pouso“, ou seja, se um usuário busca por algum assunto no Google e acessa um post no seu blog, esse post será a página de pouso, ou caso ele digite o endereço do seu site na barra de URL, aterrissará na home page.

As landing pages trazem consigo uma oferta para os visitantes e sua principal missão é convencê-los a aceitarem essa oferta.

São geralmente compostas por:

  • Uma oferta: é oferecido algum material gratuito, como por exemplo, ebook, ferramenta, infográfico, etc. Não importa o que seja, deve ser algum tipo de conteúdo que gere valor para o visitante.
  • Um formulário: aqui o visitante fornecerá algumas informações de contato, como nome ou email, informações essas que poderão ser utilizadas pela empresa para levá-lo até o momento da compra
  • Um CTA, (Call To Action) qualquer chamada visual ou por meio de texto que faça o visitante da página realizar alguma ação: o CTA irá ajudá-lo a entender qual foi o resultado de sua ação.

 Deve ser desconsiderado qualquer tipo de informação que não traga consigo os benefícios da oferta de forma clara, simples e objetiva.

A importância das landing pages no seu negócio digital

Além de serem conhecidas pela alta taxa de conversão, as landing pages podem ajudar de diversas maneiras o seu negócio, como por exemplo:

  • Segmentam os seus contatos de acordo com a área de interesse, dependendo da oferta;
  • Ajudam a conhecer melhor a respeito do seu próprio público;
  • Segmentam também a oferta, aumentando assim as chances de que as pessoas concluam a ação
  • Por se tratar de uma opção mais barata de gerar oportunidades, elas reduzem o custo de retenção e/ou obtenção dos clientes.

Como montar uma landing page

Título e subtítulo: O título e o subtítulo são de extrema importância levando em conta que 8 em cada 10 pessoas só leem o cabeçalho e apenas 2 em cada 10 lerão o restante da página. Dessa forma o melhor a se fazer é buscar por meio do título e subtítulos mostrar de maneira clara e direta a proposta da sua oferta.

Imagem: Use uma imagem que reflita a sua oferta. Evite imagens genéricas ou que já foram muito usadas, ou que até mesmo fujam do contexto da oferta, isso pode atrapalhar a conversão.

Descrição da oferta: A descrição da oferta serve para eliminar dúvidas, alinhar expectativas e vender bem a oferta. Algumas dicas para descrição da oferta são:

  • Destaque os termos importantes em negrito;
  • Escolha de 3 a 5 itens mais importantes, e procure não usar blocos muito longos de texto;
  • Use bullet points;
  • Escreva sentenças curtas e fáceis de ler.

Formulário: Na hora de montar o formulário busque fazer um balanço entre o número de informações requeridas e o número de leads que será obtido. Geralmente quanto maior o número de informações menor o número de leads obtidos, de qualquer forma coloque no formulário as informações que você precisa obter dos leads.

Outros elementos: Os elementos citados anteriormente são os considerados essenciais e que resolvem grande parte dos casos. No entanto existem outros elementos que você pode usar em suas landing pages:

Senso de urgência: Estimule o visitante indeciso a agir rápido com uma simples estratégia, acrescente na landing page o tempo que falta para a oferta expirar. É uma estratégia muito usada pelos sites de compras coletivas, que colocam algum tipo de cronômetro mostrando quanto tempo falta para a oferta acabar.

Direcione o olhar do visitante: Procure usar outros tipos de direcionamentos no site, como setas que apontam para o formulário ou até uma imagem de alguém olhando para algum ponto específico.

Prova social: Pessoas tendem a acessar materiais recomendados por outras pessoas, dessa forma coloque evidências de que outras pessoas já compraram, baixaram, ou encontraram algum valor na oferta. Algumas formas de fazer isso são com números de downloads ou botões de compartilhamento para mostrar dados de redes sociais.

 Agora você já sabe muito mais a respeito de landing page e até mesmo como criar uma. Procure começar a investir nisso o mais rápido possível e veja os bons resultados alcançados de maneira prática.

Até o próximo artigo!

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