Marketing digital: Um verdadeiro mar de oportunidades.
O que é marketing digital, e porque ele é tão importante?
Marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultados online e offline para uma empresa, marca ou pessoa. O marketing digital muda muito o pensamento das empresas em relação a como vão alcançar seus clientes e vender seus produtos, pois hoje em dia a maior parte das empresas perceberam a grandiosidade do mundo digital.
Esse tipo de conteúdo pode ser divulgado por diversos canais de comunicação, por exemplo:
No Facebook é possível divulgar sua marca por meio de posts que sejam formados não apenas por textos mas também imagens e até mesmo vídeos. Sempre buscar escrever brevemente o que você quer que o leitor entenda de seu post, se você acabar escrevendo demais é díficil que as pessoas parem para ler tudo porque se elas quisessem saber detalhadamente sobre tal assunto optariam por fazer uma busca na internet.
Blog
Diferente do Facebook, um blog é um lugar que pode conter bastante informação a respeito daquilo que você pretende falar. Você está num agora mesmo, e olhe só quantas informações já lhe foram passadas sobre cada tópico tratado neste artigo, pois esse é o propósito, passar informação da melhor forma possível, procurando deixar o leitor sem dúvidas dos assuntos que foram tratados.
Youtube
O Youtube é a principal plataforma de vídeos de toda internet, sendo assim é o melhor lugar para sua empresa/marca divulgar um vídeo sobre seus produtos ou um produto específico, certo? Sim e não. "Mas como assim sim e não?" A plataforma é ótima, os recursos que ela oferece são excelentes, porém se os vídeos de divulgação da sua empresa não forém algo que ocorra com alta frequência é melhor publicá-los diretamente no Facebook, o retorno monetário não é o mesmo porém o o número de vizualizações em relação ao número de vídeos é muito maior, o que acaba se tornando mais benéfico.
E-mail marketing
De uma forma geral o e-mail marketing é a forma de comunicação entre a empresa e o cliente via e-mail. Um dos grandes pontos positivos do e-mail marketing é o seu grande alcance pois o número de usuários de e-mail hoje em dia é gigantesco, é estimado que em 2019 o número de usuários chegue a 2,9 bilhões. Outro ponto positivo é que você pode prever quem vai receber e ler suas postagens, no Facebook nem todas as pessoas que curtem sua página vão receber suas postagens em seu feed com isso você pode selecionar um número de e-mails, determinado por você, que vão receber notificações destas postagens diretamente em seu e-mail. Você pode fazer isso não só no Facebook mas também com seu blog ou com o site da sua empresa, isso é chamado de newsletter, ou seja, notícias de novas postagens, mudanças no site, ofertas ou até mesmo sobre o mercado em que a empresa trabalhada, enviadas diretamente para o e-mail do cliente.
Benefícios para todo lado
O marketing digital traz junto dele um mar de benefícios para sua empresa, sua marca e seus clientes. São vários, mas dois se destacam mais que os outros.
Fidelização com os clientes
É sempre de grande importância que mesmo após a venda ou qualquer que seja a interação, a empresa busque continuar mantendo contato com o cliente. A internet fornece diversos canais de comunicação para a empresa interagir com as pessoas, e qualquer que seja o meio utilizado para realizar essa interação, o objetivo principal ainda é o mesmo: Conhecer bem o perfil e os interesses de cada pessoa para fazer a oferta certa. Esse processo vai fazer com que o cliente se sinta valorizado e estimulado a comprar novamente com a empresa.
Ganhar autoridade de marca
As marcas que atuam nas mídias digitais por meio de blogs, páginas no Facebook, sites etc, utilizando da estratégia do marketing de conteúdo tem grandes chances de crescerem e ganharem autoridade. Por meio disso sua empresa vai se mostrar ótima para esclarecer conceitos importantes e resolver dúvidas, mostrando total domínio desses assuntos dentro do mercado. Assim a empresa se torna referência em meio aos clientes, veículos de comunicação e até mesmo empresas concorrentes. Isso acaba levando a empresa às melhores posições nos resultados de buscas do Google, Bing, Yahoo e outros, o que começa a atrair mais pessoas para a sua empresa, mostrando que você é referência no mercado.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre Marketing Digital, só falta a ação!
Você acabou de ser apresentado para esse grande mundo cheio de benefícios e inovações que é o marketing digital. Tendo conhecimento sobre isso está na hora de trabalhar em cima da sua estratégia nesse meio. Quanto mais você trabalhar com marketing digital mais irá obter resultados em cima de seus conteúdos publicados, tendo assim clientes cada vez mais engajados e gerando os melhores retornos.
Até o próximo artigo!