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Você sabe qual o público-alvo que está atingindo nas mídias sociais?

Quando algumas empresas falam que querem investir em mídias sociais e no marketing digital, algumas vezes deixam passar o essencial deste tipo de investimento: qual é o público-alvo que você quer alcançar?

Abrir um canal da marca em cada mídia social existente pode até parecer uma ótima ideia em primeiro momento. Mas com o tempo a empresa percebe que não está obtendo resultados satisfatórios em todos os canais, mesmo que se esteja trabalhando com a mesma informação e investimento em divulgação em todos eles. Alguns canais irão dar mais retorno do que o outro, mas o esforço despendido para manter todos eles sempre atualizados será grande (e caro) demais para o pouco resultado obtido.

E o motivo disto? As pessoas que utilizam cada mídia social tem interesses e personalidades diferentes.

Desta forma, vamos realizar uma breve análise do perfil dos usuários de cada uma das mídias sociais mais conhecidas. A partir disto, cabe a você decidir qual o melhor canal para investir (mas também podemos ajudar você com isto).

Facebook

Sendo a mídia social mais ativa no mundo, com 1.6 bilhões de usuários, o Facebook se destaca pelo fato de ser o melhor local para "contar histórias". A maioria das pessoas estão no Facebook para manter contato com seus amigos e familiares, por este motivo as marcas devem tentar se encaixar no meio disto. Como? Apelando para o lado emocional.

Empresas que contam histórias, compartilham informações importantes, se tornam parte do dia a dia das pessoas e se engajam com estas com certeza terão um canal bem sucedido.

Twitter

Com 310 milhões de usuários ativo, o Twitter chega em segundo lugar nas mídias sociais. Ele possui um ritmo rápido e funciona muito bem para conteúdo chamativo, curto e impactante. Aqui as pessoas só irão seguir você se compartilhar conteúdo interessante. Por muito tempo foi o único a implementar as hashtags (#hashtag), mas ainda é o que mais se destaca por elas.

Utilize esta mídia social para entregar informações rápidas e curtas aos seus seguidores, que poderão ser complementadas com um artigo mais completo em seu website, blog ou canal em outra mídia social (um vídeo no YouTube, porquê não?)

Google+

Não tão famosa quanto o Facebook, o Google+ também tem sua importância na internet: possui uma integração profunda com os resultados do mecanismo de busca do Google. Ao efetuar uma pesquisa por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, o Google irá dar preferência a resultados que estejam dentro da sua rede de informações, e aqui está contabilizado o Google+.

Possui o mesmo sistema de funcionamento do Facebook, é voltado a conectar amigos e familiares e trabalha com o que eles chamam de "círculos", onde você pode incluir pessoas que compartilham uma mesma situação ou tema.

YouTube

Preferência mundial para compartilhamento de vídeos, o YouTube trás à sua empresa a possibilidade de ter seu próprio "canal de TV".

É muito utilizado para criar vídeos onde são dadas opiniões ou feitas análises de produtos (novos e antigos), assim como para ensinar algo aos usuário que esteja assistindo ao vídeo ou contar uma história. Sua empresa pode aproveitar estes temas para apresentar seus produtos e serviços ou mostrar porquê seu produto é melhor que os do concorrente.

Vídeo também é a mídia que mais engaja na internet e o canal no YouTube pode ser utilizado como ponto de centralização dos vídeos da sua empresa quê, posteriormente, podem ser disseminados em outros canais como seu Website ou outras mídias sociais.

Instagram

O Instagram é uma mídia social 100% visual. Atraí diversas pessoas pela variedade de imagens, informativas ou artísticas que podem ser encontradas nela.

O diferencial do Instagram é que o material só pode ser enviado através de dispositivos móveis, fazendo com que seus usuários enviem muito material quando surgem as oportunidades no dia a dia, tornando este canal quase como um diário de eventos e acontecimentos.

Também utiliza massivamente as hashtags para agregar suas publicações ao de outras pessoas por assuntos ou temas, além de possuir filtros "turbinar" suas imagens e dar destaque, desde que utilizado com moderação.

Pinterest

Este canal trabalha de uma forma parecida com o Instagram. Também sendo uma mídia social 100% visual, esta já permite o envio de imagens também do seu desktop.

Permite a criação de coleções onde você insere imagens que lhe interessam e também podem ser compartilhados com o público. É formado por sua grande maioria de público feminino (70%), visto que é muito utilizado para divulgação de produtos de moda, decoração e artesanado.

LinkedIn

Se você está procurando um canal para fazer negócios, procurar emprego, divulgar seu currículo e experiência e/ou trabalhar na divulgação de artigos ou notícias corporativos, este é o local para isto.

Mídia social 100% voltada ao mercado B2B (business to business), reúne profissionais e empresas de diversos segmentos no mundo todo. Permite também a criação de grupos para centralização de conversas sobre temas específicos. 

Então com qual mídia social devo trabalhar?

Como comentamos, uma análise deve ser feita em que tipo de público você e sua empresa querem ou precisam atingir. De forma geral, todas as mídias sociais irão trazer algum tipo de resultado para sua empresa, seja em branding, seja em vendas, seja em exposição de marca. Nós só precisamos descobrir se é o tipo de resultado que você está procurando (e precisando).

Fonte: http://bit.ly/2cBMYXZ

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